Correndo Descalço

http://pes-descalcos.org/run

Conheça também o site sobre Corrida Descalça:
http://pes-descalcos.org/run

quinta-feira, agosto 29, 2013

O Ano da Meias

  Inspirado pelo Desafio Asics-CR 21k resolvi que este ano priorizaria as provas de meia maratona. Como possuía o melhor tempo de 1h32m02s na Golden Four Asics BH de 2012, me inscrevi no desafio sub-1h30m.
  Não que eu estivesse pensando em treinar mais ou especificamente para as meias, apenas que iria correr o meu normal e participar de mais meia maratonas. Se o sub 1h30m sair bem, senão, amém!
  Pesando contra está o fato que, em Belo Horizonte, só existe no calendário de provas a Meia Maratona Internacional, que ocorreu no último domingo (25/08/2013) e da qual participei. Além dela, participei de outras duas outras fora de BH. Este post é um relato sobre as três.

XIV MEIA MARATONA NETSHOES CORPORE INTERNACIONAL DA CIDADE DE SÃO PAULO - 14/04/2013

  Prova tradicional, feita para corredores e com percurso bastante plano. Estabeleci meu recorde pessoal por 1 segundo: 1h32m01s! O clima foi extremamente favorável: chuvoso e temperatura amena. A largada por pelotões de ritmo ajudou, apesar dos dois primeiros quilômetros serem ainda embolados.
  Encontrei na prova os amigos (quase) descalços Maria Lúcia e Sérgio Rocha. A Maria Lúcia, que encontrei e corri junto na Volta da Pampulha, usou huaraches e acabou parando com dores no tornozelo lá pelo Km 7. O Sérgio largou no pelotão a frente do meu. Avistei-o durante quase toda a prova, alguns metros a frente. Acabei por ultrapassá-lo no Km final. Ele também fechou a prova em recorde pessoal na casa das 1h32m.
  Usualmente meus treinos são a tarde, poucas horas após o almoço. Mas quando faço treinos pela manhã tenho treinado em jejum. Nesta prova fiz uma tentativa de quase-jejum: no café da manhã comi apenas uma tira de uma barra de chocolate meio-amargo.

Fatos
Tempo Total 01:32:01 
Vel. Média: 13,76 km/h
 Ritmo: min/km
Classif. Geral: 283º lugar - 2939 concluintes
Cl. Fx. M4549: 53º lugar - 469 concluintes

II MEIA MARATONA DE JUIZ DE FORA - 09/06/2013

  Segundo edição da prova, portanto não-tradicional, mas me entusiasmei em participar por dois motivos: 1-) por ser no próprio Estado, ou seja, relativamente perto e assim ir de carro; 2-) conhecer o amigo descalço Fernando, professor da UFJF, que aparece comigo na foto acima. Infelizmente o Fernando não participou da prova pois está(va) como uma fratura por stress no metatarso.

  O percurso é basicamente de ida e volta pela avenida que segue o Rio Paraibuna. Então são 17km praticamente planos: 8,5km na ida e 8,5km na volta. Há variação de altimetria entre os km 8,5 e 13,5 quando se abandona as margens do rio e ocorre o retorno no percurso. 
  O dia amanheceu nublado e com temperatura amena, no entanto, logo se estabeleceu um pequeno mormaço, com o sol aparecendo na segunda metade da prova. Sendo assim, o clima não foi tão perfeito quanto na Corpore. Estabeleci meu terceiro melhor tempo em meias: 1h33m21s! A largada não é por pelotões pois a prova não tem muitos participantes, não perdi tempo na largada e com 100m já estava no meu ritmo.
  Não corri em jejum, tomei um café da manhã tradicional, e considero que isto me atrapalhou. Durante o percurso senti as sensações de regurgitação e azia.


Fatos
Tempo Total 01:33:21 
Vel. Média: 13,56 km/h
 Ritmo: min/km
Classif. Geral: 37º lugar - 301 concluintes
Cl. Fx. M4549: 3º lugar - 35 concluintes


4ª MEIA MARATONA INTERNACIONAL DE BELO HORIZONTE - 25/08/2013
  Corrida em casa, não tinha como deixar de ir. A prova chega a quarta edição muito bem organizada, com largada por pelotões de ritmo. Não gastei 300m para estar no ritmo desejado. O percurso tem 18km planos em volta da Lagoa da Pampulha e 3km com variação de altimetria dentro do Zoológico. O que mais atrapalha nesta prova é o clima de deserto em BH nesta época do ano. Super seco (umidade abaixo dos 20%), madrugadas de clima ameno mas aumento rápido da temperatura com o nascer do sol. A lagoa fede devido ao esgoto lançado nela e a falta de chuva para diluí-los. Argh!!!
  Pela primeira vez corri uma meia totalmente em jejum. Fiz um tempo pior do que esperava: 1h35m50s. Mas não atribuo isto ao jejum. No domingo anterior havia corrido, em jejum, os 10km do Circuito Qualidade Caixa em Aracaju para 41m37s líquidos. Assim esperava um tempo melhor nesta meia. Além do clima não favorável, atribuo a outra "desculpa" o desempenho abaixo do esperado. Na segunda e terça-feiras tive uma gastroenterite (nome científico para piriri gangorra, rsrsrs) e só voltei a me alimentar normalmente na quinta-feira. Entre desidatração e outras perdas, foram-se 3kg no processo. Havia recuperado 1,5kg até o momento da prova.
  Tive o assédio de umas 3 ou 4 pessoas antes, durante e depois da prova. Vieram se informar sobre os motivos e a mecânica da prática descalça. Ao escolher uma foto para comprar, gostei da abaixo. O homem que me ultrapassa (pela camiseta aparentemente é um policial civil) fica espantado com o pé descalço! rsrsrs.

Fatos
Tempo Total 01:35:50 
Vel. Média: 13,21 km/h
 Ritmo: min/km
Classif. Geral: 209º lugar - 1380 concluintes
Cl. Fx. M4549: 21º lugar - 201 concluintes