Correndo Descalço

http://pes-descalcos.org/run

Conheça também o site sobre Corrida Descalça:
http://pes-descalcos.org/run

domingo, maio 27, 2007

Corrida da Infantaria - 12 BI - 27/05/2007


FATOS:
Hora: 9:30h
Distância: 8k
Número: 356
Tempo líquido: 36'59''
Tempo bruto: 37'49''
Classificação geral (civil): 239 de 465
Classificação masculino (civil): 232 de 403
Classificação na faixa etária (35 a 39 anos - civil): 38 de 64

RELATO:
Segundo medida feita pelo http://br.map24.com, a distância entre minha casa e o local da prova é de 2850m. Pensei: boa oportunidade para largar o carro e ir aquecendo. Mochila nas costas e fui correndo para a prova. Gastei uns 16min e cheguei por volta das 9h. A largada da prova era na rua mas o resto da estrutura era dentro do quartel. A retirada do kit foi rápida mas a fila do guarda-volumes agarrou. Nela o cara que estava atrás puxou conversa sobre o correr descalço. Quis saber se eu corria em todo tipo de terreno e se o asfalto quente daquele horário não dava bolhas. Quanto ao asfalto, disse que não é tão quente quanto pensam, mas tive que confessar que é doloroso correr em estradas cascalhadas. A fila liberou quase 9h25m. Logo que cheguei na área da largada foi dada a partida do feminino. Vi o cara (Alexandre?) que foi quarto no Biathlon do Clube dos Oficiais e nos cumprimentamos. O bolo para a largada já estava formado, desisti de arranjar um posição melhor e larguei da última fila. No início minhas panturrilhas já avisaram que não estavam recuperadas do sobe e desce da Corrida da Fundação Torino, peguei leve. A organização do percurso estava ótima. Marcação a cada KM, trânsito bem fechado com bastante espaço para os corredores, dois postos de água. Ao final, dentro do quartel, um corredor de pé no chão e com o par de tênis Nike nas mãos me abordou. Disse que já havia me visto correndo descalço no DI. Lembrei-me dele da época em que treinava lá nos sábados pela manhã. Ele disse que achava que o tênis já estava amaciado mas não. Ganhou duas bolhas e por isto estava descalço. Estava tentando o Nike pois antes usava Mizuno e este machucava o pé em cima. Perguntei se era um número acima do tamanho normal. Ele disse que sim e eu completei que estava comprando dois números acima antes de desistir dos tênis. O problema do pé dele é ser curto mas largo. Comentei que nos EUA os calçados tem medida de largura além do número. Ele sabia disto mas quando esteve lá ainda não era corredor e o tênis que comprou não era de corrida. O fato é que os fabricantes de calçados se esquecem que o pé é tridimensional, ele não tem só comprimento mas tem altura e largura também. Sem contar a história da pronação e supinação. Quem disse que seus pés pronam ou supinam na mesma intensidade. Por que um não pode ser neutro e o outro pronador? Quer um tênis que não machuca? Manda fazer num alfaiate de tênis!!!

Depois o Ricardo Vilaça me viu e conversamos um pouco. Ele saiu para procurar sua bolsa que estava com um amigo. Neste meio tempo um outro corredor veio me perguntar se o asfalto quente não queimava/dava bolhas. Repeti a história que havia dito na fila do guarda-volumes mas o cara disse que não queimava porque era a minha sola. Fiquei quieto e pensei que uma sola ultra-sensível guardada no escurinho do tênis deve queimar mesmo. Encontrei com o Ricardo de novo e alguns triatletas que ele conhece (do Duathlon da Andradas suponho). A foto que ilustra o blog foi tirada mais ou menos nesta hora. Vimos a Adriana da CorredoresBH próxima ao pódio esperando premiação mas a sina dela se repetiu. Erraram na classificação! Ela e o esposo reclamaram, correram prá lá e prá cá mas felizmente tudo se resolveu. Recebeu o primeiro lugar na categoria de idade. Só das que eu vi, foi a terceira prova que acontece algo deste tipo com ela. Houve outra confusão durante a premiação. No pelotão da frente, disseram que um cara cortou caminho, retornando no Restaurente Popular ao invés da Rodoviária. Teve até briga na hora. E o pior é que na hora da premiação chamaram o cara. Ooops!!! Mais bate-boca. Queria esperar até o final das premiações e do sorteio de brindes (tradição nas corridas do Exército) mas, lá pelas 11h40m, me despedi dos colegas, pus a mochila na costas e mais 2850m de trote até em casa. Estes em uns 18min.