Correndo Descalço

http://pes-descalcos.org/run

Conheça também o site sobre Corrida Descalça:
http://pes-descalcos.org/run

quarta-feira, janeiro 20, 2010

Correndo em Santiago com o Vibram Five Fingers


Já tendo participado descalço das 1a, 2a e 3a edições da rústica e mini-rústica pelo aniversário da cidade de Santiago/RS, completei, no dia 03/01/2010, a quinta edição: "126 anos da cidade de Santiago". Desta vez não fui descalço mas testei, pela primeira vez, o Vibram Five Fingers (VFF). Desde o meio do ano passado, quando meu primo trouxe o VFF do Canadá, nunca o tinha utilizado para corridas, apenas para caminhadas.
Dos anos anteriores sabia que o percurso de 10Km em Santiago é composto de 80% em calçamento irregular, 15% em asfalto e 5% em cascalho. Assim, nas edições passadas, meus tempos variaram de 48 minutos até 1 hora devido a dificuldade em lidar descalço com estes pisos não-amigáveis. Então o VFF me pareceu um boa opção para buscar um melhor tempo nesta prova.
Aqueci descalço 2,1km ao redor da praça central da cidade de onde foi dada a largada. Caiu uma pancada de chuva logo antes da partida e ainda garoava quando a largada foi dada. O calçamento estava bastante escorregadio e tive que reduzir a velocidade um pouco por causa disto. Mas acredito que se estivesse descalço ou com tênis não faria diferença, estava escorregadio para todos e não apenas para o VFF. E certamente no calçamento irregular e no cascalho pude correr mais rápido do que se estivesse descalço. Já no asfalto certamente seria mais rápido se estivesse descalço. Terminei o percurso em 43:46, quinto colocado na minha faixa etária, mas meu GPS informou apenas 9.780m e não 10.000m. Não sei se nos anos anteriores a distância foi menor também, pois de ano prá ano houveram pequenas variações no percurso. Inclusive em um dos anos a largada foi dada do ginásio municipal e não da praça central.
No dia seguinte pude perceber que, apesar de ter o formato do pé, a mecânica da corrida com o VFF é um pouco diferente da mecânico descalço. Tive dores musculares na coxa e na parte frontal da canela, dores que não tenho quando corro descalço, ou seja, trabalhei músculos que não são trabalhados normalmente na corrida descalço. Devido a dor muscular na canela, suponho que o uso prolongado dos VFF possa me trazer de volta a velha e malfadada canelite que os tênis produziam.
Concluo que prefiro correr descalço. Se o piso for de bloquetes ou de calçamento bem assentado, o descalço é preferível. Deixo o VFF para terrenos pedregosos e irregulares.

Marcadores: , , , , , , , ,