Correndo Descalço

http://pes-descalcos.org/run

Conheça também o site sobre Corrida Descalça:
http://pes-descalcos.org/run

domingo, novembro 25, 2007

Solidari TEAM - Av. Bandeirantes - 25/11/2007


Hoje ao final na Solidari TEAM tive o prazer de conhecer mais um componente da lista CorredoresBH, o Jean. Também estava lá o Mr. Bus distribuindo seu calendário de provas. O quorum desta prova parece ter sido menor que a do Belvedere. Também não haviam corredores de ponta, tanto que eu e o Jean ficamos entre os 10 primeiros. Prova pequena mas boa. O trajeto era ir pela Av. Bandeirantes da Praça JK até a Praça da Bandeira (3km). Quem estava na categoria SOLO como eu fazia o percurso 4 vezes (4 voltas = 12km). Nos times os componentes se revezavam. O posto de água foi colocado na Praça da Bandeira, assim teve água nos kms 1.5, 4.5, 7.5, 10.5 e 12. Nas duas primeiras voltas o tempo estava nublado e ajudou, nas duas últimas abriu e asfalto começou a esquentar. Com o esquema de voltas acabei ouvindo mais pessoas espantadas com o meu pé descalço do que na prova IVECO FIAT. Certamente todos os outros corredores me viram correndo descalço pois cruzei por todos várias vezes no circuito. Além disto. havia, na Av. Bandeirantes, vários caminhantes fazendo seu exercício matinal que me viram passar. No entanto, o comentário mais engraçado foi de um operário numa obra as margens da avenida que disse algo como: "Ê parceiro, amanhã vai ter que pedir atestado hein!!!". Meu tempo total foi 55:25 sendo as voltas em 13:01, 13:59, 14:27 e 13:58.

domingo, novembro 18, 2007

2a. Corrida IVECO FIAT - Aniversário de Sete Lagoas - 18/11/2007


Pernoitei em Sete Lagoas e fiquei no mesmo hotel que o casal Marílson e Juliana dos Santos. Ele não correu e nem o Franck Caldeira. Estiverem lá para prestigiar o evento e entregar premiação. O trajeto da prova é de pequena variação altimétrica, bom para obtenção de tempo, e eu consegui baixar meu recorde pessoal. Foram 42:58, dezenove segundos a menos que o anterior. A largada ocorreu pontualmente as 10h. Este horário tarde é a única crítica que faço da prova. No mais, tudo de bom: 4 (quatro) postos d'água, marcação a cada km, medalha grande personalizada frente-e-verso e no formato de um caminhão (lembra do patrocinador: IVECO FIAT). A piso foi mais ou menos uns 65% em asfalto, uns 35% em bloquete e duas quadras em calçamento. Para meus pés descalços o calçamento não foi o pior desafio, mas o asfalto que, devido ao céu ensolarado e ao horário, estava realmente quente. As solas ficaram sensíveis mas, agora, algumas horas depois do evento, já estão voltando ao normal.
Finalmente, o que eu gostaria mais de destacar em relação a prova foi o apoio da população Setelagoana. Ao contrário da cultura do carro que reina em BH, onde as ruas pertences apenas aos carros e os corredores são xingados em dia de prova, lá todas as vias utilizadas na corrida foram totalmente fechadas ao tráfego, não apenas uma faixa de rolamento como aqui. Isto mesmo, a avenida que sediou a maior parte do percurso tem três faixas de rolamento de cada lado e foi TOTALMENTE fechada para o trânsito de veículos. Ao invés de motoristas saindo dos carros, xingando e brigando com os funcionários da BHTrans, viu-se as pessoas nas calçadas incentivando os corredores. Ouvi pelo menos umas cinco vezes mais pessoas espantadas ou mexendo comigo por causa do descalço.
Normalmente fico quieto mas, quando percebi a quantidade e a intensidade dos que falavam de mim ou para mim, entrei no clima! Passei fazer sinal de positivo, de vitória, a levantar os braços e algumas vezes a responder. Obrigado Sete Lagoas!

domingo, novembro 11, 2007

Solidari RUN - 11/11/2007


Hoje na Solidari RUN tive o prazer de conhecer pessoalmente o Marcelo Rezende da lista CorredoresBH. Como ele está voltando de lesão e, eu fui para prova só por diversão (sem pretenção de baixar tempo), resolvemos correr lado a lado e conversando nos primeiros 8km, depois dei uma esticadinha. O interessante foi que ele pode ouvir (sentir) o que é correr descalço. Umas três vezes durante o percurso ouvimos o pessoal na calçada espantado/comentando sobre o "corredor
descalço". Uma disse que eu devia estar pagando promessa! ;-)
Percurso desafiante com subidas/descidas leves a moderadas, diferente dos percursos com aquele trechão plano da Andradas e do percurso do Aviador na Pampulha que foi usado por 4 provas este ano. Esquema de duas voltas que eu pessoalmente gosto, na primeira conheci o percurso e na segunda fiz split negativo.
Não participei da edição de abril da Corrida do Belvedere mas comparada com as anteriores foi a melhor em minha opinião. Pontos de destaque: trajeto todo delimitado por cones, medalha personalizada frente e verso, água gelada, brindes incluíram dois bonés, etc. Única crítica fica por conta do horário (10h) que considero tarde e ainda deu uma atrasada de uns 15min. Mas sei que a logística não é fácil para os organizadores.
Completei em 45:51 (23:10 na primeira volta), tempo alto, mas por ser uma prova com poucos inscritos, foi suficiente para ser o 1o. na categoria M4044. Ao final encontrei também o Talles e o Glauber com sua noiva. Não fiquei para a premiação mas o Talles tinha a expectativa de ter ficado no 2o. lugar geral.
No mais parabéns a Movimenta Minas e até dia 25 na Solidari TEAM.